sábado, 12 de março de 2011

Como Surgiu a Moda '




O Brasil está na Moda: Depois das modelos, o estilismo de moda brasileiro ganha lugar de destaque nas passarelas internacionais

Embora rápida e vertiginosa como amor de carnaval, a moda guarda lá suas permanências. A mais forte delas, desde o inglês Charles Worth inaugurando a alta costura na França, tem sido seus territórios de criação e inspiração para o resto do mundo: primeiramente, Paris, depois Londres, Milão e Nova York. Mais recentemente, nos anos 80, os japoneses marcaram posição no cenário internacional e, na virada do milênio, a grande novidade é a entrada do Brasil no fechado mundo da moda. Parece, desta vez, que não se trata de mais um caso de paixão passageira, mania de ocasião ou qualquer predileção fugaz.

Para o The New York Times, 2000 foi o ano da moda brasileira. E o sucesso permanece. Seria a força do acaso governando o aparentemente frívolo mundo das aparências em favor do Brasil? Pode ser. Mas não é nada desprezível a simultaneidade de fatores operando tanto cá como do lado de lá do Atlântico. Sem isso, a emergência da moda brasileira não teria passado de mais uma tentativa.

Nosso estilismo vive um momento bastante afirmativo no que diz respeito à identidade, criatividade, profissionalização e reconhecimento, tanto no país como fora dele. Por outro lado, a moda internacional, saturada, não mais se restringe ao circuito tradicional. Considerando uma coisa e outra, a chave do segredo pode estar em trilharmos os indicadores mundiais, a eles acrescentando uma mistura de tecidos, formas e doses generosas de sensualidade, cor e alegria, para obter ao final algo que seja a nossa cara. A partir de agora, a previsão é que surja mais e mais gente nova, e a moda estrangeira sirva tão somente como referência do que acontece lá fora.



By : Amanda.P

Nenhum comentário:

Postar um comentário